Onfalocele ou bebê que nasce com barriga aberta

Onfalocele

Zack depois da cirurgia


A Onfalocele é um defeito na parede abdominal, na inserção do cordão umbilical, com herniação de órgãos abdominais. O defeito é caracterizado pela ausência dos músculos abdominais, fáscia e pele e, coberto por uma membrana avascular, forma uma hérnia. O saco herniado é formado por uma camada interna (peritônio) e uma externa (membrana amniótica) e entre as duas existe uma fina camada de geléia de Wharton. A migração das alças intestinais no cordão umbilical ocorre normalmente entre 8 e 12 semanas de gestação e falha no retorno das alças intestinais para a cavidade abdominal resulta na formação de onfalocele. 


o que os médicos fizeram

Com 21 semanas de gestação foi possível identificar que havia defeito congênito, o parto foi feito com 37 semanas por cesárea.
  Ao nascer pesava três quilos e medindo 53 centímetros com o Apgar 10/10.
 Com 34 semanas foi feito uma ressonância magnética e tiveram a confirmação da anomalia.
Foi feito também uma exploração para identificar defeitos congênitos. Em todo o tempo o bebê permanece com respiração controlada e foi feita a aspiração gástrica através de sonda a cirurgica. Após o parto foi colocado um plástico para a preservação dos órgãos. Foi colocado gaze para a preservação da base.  4 dias depois  já havia sido feito uma redução podendo fechar o local e retirar o plástico que protegia os órgãos. 
Foi utilizado DuoDERM para aproximar as bordas da pele por último foi feito a cirurgia para juntar as partes.
 19 dias depois a mãe e o pai chorão de felicidade

Assista o vídeo e veja a simulação real do que foi feito com Zack

este vídeo contém restrição de idade para assistir
Este vídeo contém cenas de cirurgia e foi feito pela equipe do hospital caso não goste de sangue ou algo do gênero não assista. Apenas leia o passo a passo descrito acima.


Postagens mais visitadas