NÃO EXISTE JOGAR FORA

O que estamos fazendo com o nosso planeta? Pensamos ser donos dele e assim usufruirmos da maneira que queremos, nessa velocidade a Terra não vai suportar.
A Terra precisa de cuidados, assim como a nossa casa. imagine se todo o lixo que produzimos ficasse dentro de nossa casa. certamente em menos de um mês teríamos que mudar de casa.
Acontece que com o Planeta não é bem assim que vai acontecer. Ou você ainda acha que poderemos viver em marte?
 Pois é: por isso é melhor começar adotar a prática dos 3 R. Reciclar, Reutilizar, ]Reusar.
Se cada um fizesse a sua parte, tenho a certeza que muita coisa iria ficar melhor ao nosso redor.
Sabe aquele terreno que estava sendo usado como depósito, poderia virar uma praça. E quanto combustível sendo gasto com transporte de lixo podem ir para a educação basta a gente querer.
  Porque ao invés de criar um projeto para viver em outro planete não criamos um para viver aqui? Sim aqui mesmo no nosso Planeta Azul. Até porque se não sabemos cuidar desse aqui como cuidaremos de outro? Se não sabemos cuidar da nossa casa como nos comportaremos na casa dos outros.
As questões relativas aos problemas ambientais, apesar de antigas, vêm tornando-se cada vez mais presentes na vida da população mundial. Pensando na melhoria da qualidade de vida em nosso ambiente, pode fazer o uso da proposta dos 3R´s, que nos induzem a reduzir o consumo de cada recurso, reutilizar tudo que pode, reciclar sempre que possível. Um exemplo simples que mostra a falta de preocupação com o meio ambiente é o uso do papel, cujo desperdício de papel é imenso, pois a maioria das pessoas e empresas não estão conscientes da importância dos benefícios obtidos ao racionalizar o seu uso.Adotando medidas mitigadoras como, por exemplo, usando as folhas de impressão dos dois lados, é possível observar a redução de 50% no uso de papéis minimizando consequentemente os impactos causados tanto pela derrubada de árvores quanto os 70% da energia gasta na fabricação dos determinados papéis. Além da reutilização de papéis pode reciclá-lo e reutilizá-lo de outras formas como técnicas artesanal sendo uma alternativa viável para amenizar o problema de lixo, combater o desperdício, preservar o meio ambiente e promover a geração de renda, com o objetivo principal de formar multiplicadores capazes de desenvolver e aplicar as técnicas da política dos 3R´s.
Outro exemplo relativo ao meio ambiente é o tratamento do lixo é baseado numa atitude proletória e economizadora daquilo que a natureza tem para oferecer, sabendo 3 que as soluções de tal procedimento podem reduzir o consumo de produtos desenfreadamente fazendo uso daquilo que seria descartada promovendo o reaproveitamento, reduzindo gastos e estabelecendo harmonia e sensibilização para com a questão, levando em consideração as crianças. Como futura geração,deve ser sensibilizada quanto aos problemas que enfrentarão adiante se não tiverem atitudes drásticas e mudar seus hábitos de vida, deixando de consumir exageradamente produtos novos, substituindo por produtos reciclados.
O principal meio para promover a mudança de pensamentos e atitudes através da educação ambiental seja ela em âmbitos formal ou não formal. A educação ambiental se torna um exercício para cidadania, tem como objetivo de sensibilizar as pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter melhor qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente natural que as cercam
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc.). Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil. Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo.


  •  Reutilizar significa usar um produto de várias maneiras. 

Como exemplo:
a) Reutilizar depósitos de plásticos ou vidro para outros fins, como plantar, fazer brinquedos; 
b) Reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e destinatário;
c) Aproveitar folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados; 
d) Instituir a Feira de Trocas para reciclar, aproveitando ao máximo os bens de consumo, como: roupas, discos, calçados, móveis.


  • Reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reusar. 

Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos.

Três setas compõem o símbolo da Reciclagem, cada uma representa um grupo de pessoas que são indispensáveis para garantir que a reciclagem ocorra. A primeira seta representa os produtores, as empresas que fazem o produto. Eles vendem o produto para o consumidor, que representa a segunda seta. Após o produto ser usado ele pode ser reciclado. A terceira seta representa as companhias de reciclagem que coletam os produtos recicláveis e através do mercado, vendem de volta o material usado para o produtor transformá-lo em novo produto.

Postagens mais visitadas